(61) 3264-2932

Nosso Blog Sobre Fonoaudiologia

A importância da fonoaudiologia para os idosos

Fonoaudiologia para idosos

Conforme os anos passam, nossas capacidades físicas e cognitivas sofrem um desgaste, trazendo mais limitações para o dia a dia. Este fenômeno é chamado de envelhecimento. 

 

Em alguns casos, o processo de envelhecimento é sinônimo de muita dependência. Por isso, certos cuidados podem ser tomados para garantir uma velhice mais saudável e autônoma..

Assim, trazemos neste artigo informações sobre a importância da fonoaudiologia nessa fase tão delicada da vida. Acompanhe. 

Fonoaudiologia e os desafios da terceira idade

A fonoaudiologia é a especialidade médica responsável pelos cuidados com a fala e a audição, mas ao se tratar de idosos, suas contribuições vão muito além. 

O envelhecimento natural pode trazer alguns impactos não apenas na fala e na audição, mas também na mastigação, na deglutição e até mesmo na respiração, o que pode acarretar outros problemas de saúde. 

Entre os problemas que afetam os idosos, podemos listar:

  • Disfagia: Dificuldade de engolir alimentos. Pode surgir como sequela de Parkinson, ou AVC. Também pode estar ligada ao refluxo. A disfagia compromete a nutrição do paciente, provocando engasgos e asfixia. 
  • Problemas na motricidade oral: Trata-se de problemas nos músculos da face, que controlam diretamente a fala, a mastigação e a deglutição.
  • Presbifonia: O envelhecimento da voz. Este distúrbio causa alterações vocais geradas por tensões musculares no sistema respiratório, causando complicações na fala e na audição. 

Fonoaudiologia para idosos

 

Objetivando evitar maiores complicações de saúde, menor dependência e melhor qualidade de vida, os fonoaudiólogos empregam diferentes tratamentos em indivíduos na terceira idade. Confira:

Fortalecimento das cordas vocais

 

No processo de fortalecimento das cordas vocais, o profissional trabalha, através de exercícios específicos, para evitar a perda da qualidade da voz. O foco é a musculatura da laringe, que perde elasticidade ao longo dos anos. 

Assim, a fonoaudiologia promove maior estabilidade vocal, melhorando a articulação da fala.

Melhora da deglutição 

Esses exercícios são focados em movimentos mandibulares, feitos para tratar a dificuldade de engolir alimentos, bebidas, medicamentos e até mesmo a saliva. 

Outro ponto muito importante aqui, é a prevenção de engasgos, uma vez que vai proporcionar uma melhora na mastigação e também na digestão do idoso.

Tratamento para doenças degenerativas

 

As doenças degenerativas lesionam as células e por isso fazem com que o paciente perca funções vitais aos poucos, de maneira irreversível. Portanto, exercícios de fonoaudiologia também podem ajudar na preservação prolongada destas funções. 

O profissional, neste caso, vai focar na estimulação cognitiva e melhoria da comunicação, que servirá como complemento para outros tratamentos relacionados à doença em questão. 

 

Este artigo foi útil? Deixe um comentário!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Central Fono

Endereço:
Centro Clínico Sudoeste sala 214 – Clínica Acuvida
Setor Sudoeste – Brasília – DF
Telefone:
(61) 3264-2932
(61) 99932-5465